quinta-feira, 10 de maio de 2012

Você aceita o desafio??


                Eu tenho muitas amigas mães de bebês e tenho notado que a dúvida da maioria delas é se tal alimento industrializado pode ou não ser dado ao bebê. 

                Via de regra, alimentos industrializados não devem ser dados a crianças menores de 1 ano, salvo a fórmula láctea quando a mãe não amamenta. A alimentação dos bebês é constituída basicamente pelo leite materno ou fórmula (lembrando que o leite materno é a melhor opção), frutas, verduras, legumes, carne,  frango, peixe, gema de ovo, cereais como arroz e aveia, e leguminosas.

                Entretanto, o apelo do marketing infantil acaba influenciando muito as mamães...É aquele chambinho que vale por um bifinho, a farinha láctea que deixa a criança forte, o achocolatado que tem milhares de vitaminas, etc, etc, etc...Esses alimentos, em sua maioria contém muito açúcar, que pode atrapalhar o paladar da criança, causar cáries, levar a obesidade infantil, entre outras consequências. Além disso possuem aditivos químicos como conservantes e corantes que podem desencadear alergias.


                Na primeira infância, quando a criança começa a descobrir os sabores, ocorre a formação dos hábitos alimentares. Todo mundo sabe que o hábito alimentar inadequado juntamente com o sedentarismo são a causa de inúmeras doenças crônicas e eu tenho certeza que você, como mãe, não vai querer que seu filho fique doente, não importa a idade que ele tenha.

                O conselho que eu sempre dou é retardar o quanto puder a introdução dos industrializados na alimentação da criança. Eu concordo que uma hora ou outra eles terão contato com esses alimentos e vão querer experimentar, entretanto, eles não devem fazer parte do hábito alimentar da família.

                Então uma dica preciosa pra ter uma alimentação saudável: PRIORIZE OS ALIMENTOS NATURAIS! Muitas frutas, verduras, legumes. Leve seu filho a feira, faça receitas com esses alimentos, saladas coloridas, sucos de sabores variados! Invente! Uma alimentação saudável pode e deve ser atrativa e saborosa para as crianças!



                Vou propor um desafio: invente uma receita para o seu filho. Pode ser com frutas, verduras ou legumes. Coloque no comentário a receita e como foi a aceitação. Estou curiosa!

                Olha que delícia esses espetinhos de frutas:



                Duvido que seu filho resistiria a um desses!

                Vamos lá!! Até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu faço exatamente isto... meu bebe tem 1 ano e 3 meses e ama frutas e verduras...come pelo menos 7 tipos diferentes de frutas por dia...dou tres papinhas tutti-fruti variando sempre as frutas. Ele ama.

    ResponderExcluir
  2. Eu inventei algumas receitas pra ele já e sempre coloco no blog...a última foi papinha de caqui batido no mixer com maçã,+ suco de tangerina , depois mirtilos picados e flocos de quinoa em cima. Ele adora frutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que delícia! Deu água na boca!
      Obrigada pela visita Glaucinha!

      Excluir