quarta-feira, 23 de maio de 2012

Intestino preso em crianças


                Olá! Hoje vou falar sobre um problema que tenho visto frequentemente entre os filhos de amigas e também nas crianças que atendo no consultório: intestino preso ou obstipação intestinal.

                A obstipação intestinal é um problema comum na infância e em geral é tratada de forma incorreta. Ela é definida como a retenção das fezes no intestino além do tempo normal. Frequentemente as fezes ficam secas e endurecidas e a criança precisa fazer muita força pra evacuar, muitas vezes causando fissuras no bumbum e muita dor, deixando a criança com medo de fazer cocô.

                O recém nascido amamentado exclusivamente raramente sofrerá com o intestino preso, isso porque o leite materno é totalmente ajustado a maturidade intestinal e altamente absorvido pelo organismo, portanto é normal que um bebê amamentado fique até 7 dias sem evacuar e isso não caracteriza obstipação intestinal.

                Mas pode ser que o problema apareça quando o bebê é alimentado com fórmula láctea ou no início da alimentação complementar. Na maioria das vezes, o intestino preso é associado a uma alimentação pouco variada e pobre em fibras, além do baixo consumo de água.


                Se o seu filho começou agora a comer papinhas, sempre acrescente uma verdura como espinafre ou couve e amasse bem. As verduras estimulam o funcionamento intestinal. Ofereça água várias vezes por dia. Varie sempre nos legumes das papinhas salgadas e nas frutas das papinhas doces. Não bata as papinhas no liquidificador, o recomendado é amassar os legumes e frutas com o garfo para não ocorrer perda de fibras e estimular a mastigação. Os farelos de cereais, como a aveia são ricos em fibras, mas devem ser utilizados com moderação e sempre junto com líquidos para não piorar o quadro de obstipação.

                Para as crianças maiores de um ano, as recomendações são parecidas:

-          Oferecer água várias vezes por dia;

-          Aumentar o consumo de verduras como alface, agrião, escarola, rúcula. Sempre que possível devem ser oferecidos crus;

-          Aumentar o consumo de frutas. As frutas que tem efeito laxativo são o mamão, ameixa, laranja com bagaço, abacaxi, tangerina, manga;

-          Incentivar o consumo de cereais e pães integrais. Incluir o arroz integral no hábito alimentar da família;

-          Incentivar a prática de atividade física, já que estimula o funcionamento intestinal. Caminhadas são ótimas pra isso!!



Se por acaso o problema se agravar ou não melhorar com as mudanças alimentares, consulte um médico e jamais utilize medicamentos laxantes por conta própria, pois isso pode prejudicar a saúde do seu filho.

       Receita de suco laxativo
4 ameixas pretas secas sem caroço
1 fatia de mamão
1 laranja com bagaço e sem sementes
2 copos de água
       Hidrate as ameixas em 1 copo de água por pelo menos 2 horas. Bata no liquidificador todos os ingredientes, inclusive a água que hidratou as ameixas.


Um comentário: