segunda-feira, 9 de abril de 2012

Durante a gravidez é necessário comer por dois?

   
                Ótima pergunta! Na gestação as mulheres costumam ouvir muitas coisas e uma delas é:
            _ Come mais, agora você precisa comer por dois!

             Será que isso é mesmo verdade? Não, não é!                        

 Na gravidez as exigências energéticas maternas são aumentadas, isso é verdade, mas está longe de ser o dobro!  Para uma gestante de peso adequado, são necessárias em torno de 300 calorias a mais para garantir o crescimento e desenvolvimento do feto,  permitir a expansão do volume sanguíneo    e o desenvolvimento das mamas e útero e fazer uma reserva  para a fase final da gestação e a lactação.

Essa maior necessidade de calorias é facilmente atingida com a ingestão de um lanche da tarde reforçado, com 2 fatias de pão integral, 1 fatia de queijo branco e 1 copo de leite, por exemplo.

A ideia errônea de que a gestante precisa comer em dobro pode fazer com que a mulher coma muito mais do que o necessário, levando a um ganho de peso excessivo, o que pode acarretar inúmeros problemas, como diabetes gestacional e pressão alta.

Portanto, não caia nessa! Alimentar-se bem é importante em todas as fases da vida, inclusive na gestação, mas isso não quer dizer comer em excesso.

                O mais importante é diversificar os alimentos. Coma diariamente frutas, verduras, legumes, carnes, leite, arroz, feijão. Caso tenha alguma restrição alimentar, o nutricionista realizará os devidos ajustes para que não ocorra prejuízo a sua saúde e a do bebê.
                                                            
         

2 comentários:

  1. Olá ... sou seguidora de sua mãe e vim conhecer o seu blog, não estou gravida nem querendo engravidar, mas é sempre bom ficar por dentro rsrrs ba minha epóca q engravidei comi por dois rsrsrsrrs e ate hoje não perdi o peso q ganhei ... tb tenho blog passa lá no meu depois atelielucianasevero.blogspot.com.br bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Em breve eu vou postar algumas coisas pra quem já tem filho! Vou passar no seu blog, obrigada pela visita!

      Excluir