quinta-feira, 5 de abril de 2012

Descobriu que está grávida?? Leia esse post!

  
Vou inaugurar meu blog falando sobre um assunto que eu gosto muito: gravidez!  Se você descobriu a pouco tempo que está grávida ou se tem alguma amiga no início da gestação, esse post é pra você.

                A descoberta da gravidez traz um turbilhão de emoções. Se for o primeiro filho então, nem se fale! Felicidade, dúvidas, instabilidade de humor, sensibilidade a flor da pele, ansiedade! São tantas emoções! rs

                Por conta das alterações hormonais, alguns sintomas típicos dessa fase podem ocorrer e aspectos relacionados a alimentação contribuem para controlar os incômodos decorrentes desses sintomas.

                Você pode apresentar:

-          Náuseas e vômitos: são os sintomas mais comuns do início da gestação.  É importante alimentar-se várias vezes aos dias, de 3 em 3 horas e não exagerar na quantidade de comida. Evite frituras, alimentos gordurosos, alimentos com cheiro forte e não tome líquidos durante a refeição. Uma dica que costuma ajudar é comer logo pela manhã, antes de qualquer alimento, 2 torradas secas ou biscoito água. Algumas mulheres sentem-se bem comendo alimentos gelados, como sorvetes de frutas.

-          Azia: a mesma orientação de comer várias vezes ao dia e em pequeno volume. Além disso, evite frituras, doces concentrados, café, chá preto, refrigerantes e alimentos muito ácidos.

-          Salivação excessiva: as mesmas orientações anteriores e  ingerir bastante líquido entre as refeições.

-          Fraquezas e desmaios: não passe longos períodos sem se alimentar para evitar hipoglicemia. Se você for a uma consulta, por exemplo, e sabe que vai demorar, leve algum lanchinho na bolsa como um biscoito sem recheio e um suco de caixinha.

-         Intestino preso ou hemorróidas: É importante comer alimentos ricos em fibra, como verduras, frutas, legumes, cereais integrais e beber pelo menos 2 litros de água por dia. Converse com o seu médico sobre a realização de atividade física. A prática de caminhadas regulares ajuda no funcionamento intestinal.

-          Gases: Evite alimentos fermentativos como couve, feijões, ovo, repolho, doces concentrados.

Todos esses sintomas são normais e comuns durante a gestação. Não se preocupe, eles são passageiros!

Caso algum sintoma esteja persistindo por mais de 3 meses ou incomodando além da conta, converse com o seu médico, pois ele pode prescrever medicamentos específicos.

A alimentação saudável durante a gestação é extremamente importante para a mãe e o bebê que vai nascer. Para ter uma orientação individualizada consulte um nutricionista!

Uma ótima gravidez e até a próxima!

Um comentário: