quarta-feira, 18 de abril de 2012

Benefícios do aleitamento materno

O post de hoje é muito especial porque ele fala sobre um alimento nobre e perfeito: o leite materno.  Há muito o que falar sobre amamentação, por isso vou dividir os tema em vários posts.  Pretendo deixar o blog com assuntos bem variados mas sempre vou postar textos sobre amamentação.

Hoje vou escrever sobre os benefícios do aleitamento materno, que são muitos. É importante enfatizar que o leite materno deve ser o único alimento oferecido ao bebê até o sexto mês de vida. Não é necessário dar água, chás ou sucos. O leite materno supre todas as necessidades do recém nascido e a introdução de outros alimentos pode prejudicar a saúde do bebê e favorecer o desmame precoce.

O aleitamento materno possui muitas vantagens quando comparado a alimentação artificial. Entre elas:

-          O leite materno é imediatamente disponível, não precisa de preparo;

-          Está sempre na concentração ideal, não precisa diluir;

-          É muito prático;

-          É produzido na temperatura adequada;

-          Não oferece risco de contaminação;

-          É facilmente digerido pelo bebê;

-          É econômico, não custa nada;

-          Reduz o risco de infecções intestinais e respiratórias;

-          Diminui a incidência de alergias como a asma;

-          Não provoca prisão de ventre;

-          Promove o vínculo afetivo entre mãe e filho;

-          Atende todas as necessidades nutricionais do bebê, inclusive dos prematuros;

-          Satisfaz a necessidade de sucção, dispensando o uso de chupeta;

-          Ajuda no desenvolvimento neurológico.


           O aleitamento materno também oferece benefícios à saúde da mãe, favorecendo a perda de peso, ajudando o útero a voltar ao tamanho normal, além de proteger contra o câncer de mama e ovários.


          Mesmo que você esteja determinada a amamentar, pode ser que apareçam algumas dificuldades principalmente no início da amamentação, mas não desista! Procure um banco de leite, pois lá tem profissionais capacitadas e preparadas para auxiliar nesse processo que pode não ser tão fácil.  Vamos falar sobre algumas dificuldades nos próximos posts.

          Amamentar exige muita dedicação e paciência, mas vale a pena, você vai ver!
  
                         


3 comentários:

  1. Oi Li,
    Lindo post! Pena que minha idade já não dá mais pra amamentar, né?
    Sorte do Gu que tem uma mãe que adora amamentar.
    Bjão,
    Mamy

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, adorei seu blog, msm ja tendo passado por esse período achei gostoso lê isso, eu amei amamentar e fazia isso com os dois juntos rs ( 1 recem nascido e o outro com 1 ano e 8 meses) depois tirei o Gustavo do peito para que o Arthur mamasse melhor.... Ser mãe foi meu maior tesouro, ano passado engravidei mas infelizmente perdi, mas sempre penso DEUS SABE O Q FAZ ..... Vim fazer uma visitinha atraves da Marlene (conheci o blog dela e adorei tbm e a visitinha dela me deixou feliz), ñ é atoa que seu blog seja gostoso ficar e se deliciar na leituda, vc puxou a mamãe rs rs .... Chega neh ja estar virando um testamento meu comentario rs rs ... Bjim e muito Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Que delícia amamentar dois ao mesmo tempo! Parabéns, não são todas as mulheres que tem essa disposição! Ah, um dos meus filhos tb se chama Gustavo, lindo nome né? Obrigada pela visita! Bjos!

      Excluir