quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desmistificando o aleitamento materno – parte I


                Como eu disse no post anterior, vou falar muito sobre amamentação no blog e prometi postar sobre algumas dificuldades que as mamães encontram no período da lactação.

                Eu acredito que as maiores dificuldades que envolvem o aleitamento materno não são as físicas, como rachaduras nos mamilos, mas sim as crenças e mitos que carregamos sobre esse assunto. Ainda vou falar sobre as rachaduras e como evitá-las, mas hoje vou focar no maior motivo do desmame precoce: os mitos!

1.       Meu leite é fraco!



Vamos pensar da seguinte maneira: as cadelas produzem o leite apropriado para seus cachorrinhos, a vaca para os bezerrinhos e as mulheres para os bebezinhos! Então, como a natureza poderia errar tanto a ponto de produzir um leite fraco?

Não existe leite fraco! O leite que a mãe produz é totalmente adequado para o bebê, com todos os nutrientes necessários.

Então porque  acreditamos que existe leite fraco? Porque os bebês choram...Muitas vezes eles acabam de mamar e choram. E aí as mulheres acham que é fome, que o leite não está sustentando. Mas os bebês choram por muitos motivos. Eles estavam no útero, totalmente seguros e de repente precisam respirar, comer, sentem frio, calor, ouvem barulhos estranhos. É uma fase de adaptação intensa e por isso choram! Nem sempre é fome, mas sim a necessidade de se sentirem acolhidos, de ficarem pertinho da mãe, sentirem seu cheiro e ouvirem seus batimentos cardíacos, por isso querem ficar no peito.

Outro motivo pra acreditarmos nessa história de leite fraco é que o bebê mama e depois de 1 ou 2 horas quer mamar denovo. Isso porque o leite materno é de fácil digestão, na verdade é o único alimento que o organismo do bebê está preparado para digerir. Dessa forma, o leite não fica muito tempo no estômago e logo o bebê quer mamar denovo. A natureza é sábia! Os bebês estão em velocidade de crescimento muito grande e precisam mamar muito mesmo.





2.       Tenho pouco leite



Outro mito que faz as mulheres desistirem de amamentar. Toda mulher produz leite depois do nascimento do bebê. Pode demorar um pouquinho com algumas, uns 2 ou 3 dias pra ocorrer a descida do leite, mas ela vai acontecer. E mesmo antes do leite descer, a mulher produz o colostro, que é muito importante para o bebê pois possui grande quantidade de anticorpos.

O melhor estímulo para a produção do leite é a sucção do bebê. Quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido. Portanto, não tem erro, ofereça o peito em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser, sem estabelecer horários fixos, isso é muito importante! Outra coisa que ajuda é se hidratar bastante, por isso beba de 2 a 3 litros de água por dia. Descansar também faz muito bem, se não dormiu muito a noite, tente cochilar quando o bebê dormir durante o dia.



Ah, é importante lembrar que nunca foi comprovado que o consumo de determinados alimentos aumenta a produção de leite, portanto, canjica, água inglesa ou cerveja preta não vão ajudar. Lembrando que bebidas alcólicas não devem ser consumidas pela mulher que amamenta.



E por hoje vou finalizar para o post não ficar muito grande, já que eu me empolgo e escrevo demais! Em breve colocarei mais mitos que envolvem a amamentação!



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário